segunda-feira, 15 de abril de 2013

QUANDO É QUE O PROFESSOR DEIXA DE SER PROFESSOR?


O Mestre deve ter convicção daquilo que ensina.
Se fossemos  responder rapidinho a resposta seria: “Quando não vive o discurso que prega.” Bem, varias seriam as outras respostas, mas porém vamos passar para o lado do professor o mestre…fazendo uma analise bem sincera, o mestre é quem deveria ele mesmo responder a esta pergunta. Na educação de hoje movimentada como é, existe o professor que se tornou tal pela inspiração de outros, sua professora no primário  seu professor de biologia, a professora de português etc e tal, foram referencia para que eles mesmos se tornassem professores. No entanto existe uma diferença entre ser professor de oficio e está professor.
O mestre talhado ao longo dos anos responderia esta pergunta dizendo: Sou professor, e o sou por amor, não me tomo apenas pelos diplomas, ou certificados que tenho pendurados na parede, a graduação ajuda a renomear aquele que a possui, todavia ser professor é antes de tudo ser gente. Humanizar e internalizar o conhecimento não é propriedade de todos, existem professores que embora já tenha alguns anos como educador, ainda não atingiu o ápice na humanização e a internalização do conhecimento, para ensinar aos seus alunos, alguns até brigam consigo mesmo, tentando chegar lá. Para se ser um mestre do conhecimento e detentor deste, o professor precisa estabelecer rotinas que sem duvidas irá levá-lo a um mundo de satisfação e realização do seu ego educativo.
O Professor nunca deixa de ser professor, mas poderá deixar de acompanhar o desenvolvimento de novos métodos de trabalhos e ferramentas que o irão ajudar-lhe a desempenhar a função de catalisador do conhecimento e ser aceito como professor aplicado, cumpridor de rotinas essenciais para a vida do educador moderno, preocupado unica e exclusivamente em ensinar, sem nunca ter que dizer primeiro, quantos diplomas ou certificados possui, mas dizer com alegria quantos alunos foram promovidos sob a batuta do seu conhecimento. Poderá fazer jus as palavras do Maior mestre Jesus Cristo: Tu que ensinas, não ensina, a tu mesmo?
Professor Bernardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário