SITUAÇÕES
PROBLEMAS RELACIONADAS AO COTIDIANO
|
|||||||||||||
|
RELATÓRIO PARA APROVAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS
DE SUCESSO – São José da Vitória
|
||||||||||||
ESCOLA
|
Centro Integrado Cristo Redentor
|
||||||||||||
PROFESSORA/
RESPONSÁVEL
|
Raimunda Costa dos Santos
|
||||||||||||
ANO
|
Matemática
– 5º ano
|
||||||||||||
ENDEREÇO
|
Rua Mª Ávila Lopes, nº 152, Centro, São
José da Vitória-BA,
CEP: 45.620-000
Telefone: (73) 3694-1117
Email: marigilli@hotmail.com
|
||||||||||||
CIDADE
– UF
|
São
José da Vitória-BA
|
||||||||||||
PERFIL
DA ESCOLA
|
Atende o ensino Fundamental desde os anos Iniciais
até os anos Finais, além da educação de Jovens e Adultos. Funciona nos três
períodos (manhã, tarde e noite). Fica localizada no Bairro Nova Vitória, e
conta com uma comunidade carente, de baixo poder aquisitivo.
|
||||||||||||
NOME
DO PROJETO
|
Situações
Problemas Relacionadas ao Cotidiano
|
||||||||||||
O
PROJETO
|
Justificativa:
A disciplina de
matemática sempre causa medo na maioria dos alunos, já que os mesmos não
conseguem atingir a nota estabelecida pela escola. Dessa maneira, o ensino de
matemática deve priorizar atividades relacionadas ao dia-a-dia dos alunos,
fazendo com que seja percebida a utilidade da disciplina em ações
corriqueiras. Assim sendo, fica claro que aprender matemática é desenvolver o raciocínio
lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de
criar e resolver problemas, principalmente se esse se encontra associado à
Sustentabilidade que é a nova ideologia para se ter um futuro digno e um
planeta sem poluição. Pensando na importância da matemática e na forma como a
mesma está inserido no cotidiano do ser humano, o presente trabalho teve como
objetivos desenvolver situações notáveis nos produtos expostos nos estandes
do mercado, resgatando a matemática correspondente. Em particular explorar as
formas geométricas a partir dos conceitos neles contidos, fazendo relação com
os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula e motivar os alunos no
desenvolvimento de cálculos mentais antes de utilizar a tecnologia como
calculadora.
Objetivos:
Fazer com que o aluno perceba a importância da matemática e a forma
como a mesma está inserida no cotidiano, propondo assim, enunciados de acordo
com o nível social e cultural do grupo, para que o mesmo por si só seja capaz
de interpretar os dados e fazer reflexões críticas sobre o processo de
resolução.
Conteúdos
Curriculares:
·
Produção e interpretação textual, a resolução de
situações-problema.
·
Quatro operações matemáticas (adição, subtração,
multiplicação e divisão).
·
Formas geométricas.
·
Reciclagem: plástico, metal, vidro, papel.
|
||||||||||||
COMO O
PROJETO FOI IMPLEMENTADO? (relato da professora)
|
Primeiramente foi questionado na sala sobre
as estratégias que os alunos solucionavam as situações problemas. Observou-
se grande dificuldade ao interpretar e identificar a operação matemática
adequada. A partir desse momento, inserimos o trabalho de campo: o Mercado,
como lugar apropriado para elaborar situações corriqueiras do dia a dia, pois
envolve o sistema monetário, as quatro
operações no ato da compra e venda do produto, além de aproveitar os
materiais recicláveis para explorar os sólidos geométricos e como preservar o
meio ambiente com os mesmos.
Na segunda etapa, os alunos fizeram uma
pesquisa de preços em diversos estabelecimentos comerciais existente na
cidade, ao retornar à sala de aula foi listada em cartaz toda a pesquisa de
produtos e preços, na qual houve a comparação de preços, a escrita do número
decimal e o símbolo do real. Logo em seguida, os alunos foram agrupados e de
acordo com a pesquisa foram elaboradas situações problemas envolvendo as
operações, observando as variadas formas de pagamento usando cartão de
crédito, o cheque e as cédulas.
No dia seguinte, os alunos levaram para a
sala as embalagens dos produtos, selecionaram e etiquetaram com preços os
mesmos, além de serem identificadas todas as características do produto no
rótulo.
Em outro momento houve a demonstração e
comparação das embalagens com os poliedros e corpos redondos, ou seja, os
sólidos geométricos. Estes foram nomeados, analisados e comparados entre si.
A última etapa foi organizado o espaço do
mercado, onde separou- se as embalagens por seção ( alimentos, bebidas,
higiene pessoal e limpeza). Havia o caixa, com uma operadora de caixa que
usava um instrumento tecnológico: a calculadora, e uma assistente que
embalava o produto em uma cesta e compara os produtos comprados pelos
clientes com os sólidos geométricos. Enquanto os outros alunos eram os
clientes que compravam e pagavam usando cópias de cédulas, cheque e cartão de
crédito, assim faziam o cálculo mental que era confirmado ou corrigido pela
operadora de caixa e eram elaborados variados tipos de situações problemas
que eles mesmos resolviam.
Portanto, foi um movimento simples que se
destacou por está inserido no cotidiano de todos, de forma lúdica e criativa
todos realizaram experiências mais simples como contar, comparar, medir,
operar sobre quantidades, agilização dedutiva e produção e resolução do aluno.
|
||||||||||||
PERÍODO
|
Meses
de Julho a Agosto de 2012
|
||||||||||||
AVALIAÇÃO
DE RESULTADOS (feitas pela professora)
|
Foram
avaliados o desempenho e interesse dos alunos, além da criatividade ao
elaborar as situações-problema. A mesma ocorreu durante e após a construção
das situações-problema, cada aluno produziu a sua situação-problema e
apresentou a respectiva resolução (ambas sendo coerentes e com ideias claras),
os alunos desenvolveram o
raciocínio lógico, a oralidade e o cálculo mental.
|
||||||||||||
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
(ESTATÍSTICA)
|
|
||||||||||||
FOTOS DAS ATIVIDADES:
|
|
||||||||||||
PARECER DA
CONTEUDISTA PROFESSORA
|
O projeto “Situações Problemas Relacionadas ao
Cotidiano” foi uma excelente situação de
aprendizagem, por que permitiu o envolvimento da unidade escolar e de toda a
comunidade. Possibilitou aos alunos à reflexão, a criatividade, a troca de
conhecimento. O referido projeto participou da VII Feira Baiana de Matemática
em Salvador, recebendo o prêmio de 1º lugar, na categoria Anos Iniciais, ficou-nos
claro que os alunos que participaram do projeto melhoraram tanto na aprendizagem
quanto na elevação da autoestima.
|
ESTE BLOGGER TEM POR OBJETIVO DIVULGAR E PUBLICAR AÇÕES EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE NOSSA CIDADE E PUBLICAR AS PRODUÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES.
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário