segunda-feira, 15 de julho de 2013


SITUAÇÕES PROBLEMAS RELACIONADAS AO COTIDIANO


RELATÓRIO PARA APROVAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO – São José da Vitória
ESCOLA

 Centro Integrado Cristo Redentor
PROFESSORA/ RESPONSÁVEL
Raimunda Costa dos Santos
ANO
Matemática – 5º ano
ENDEREÇO

Rua Mª Ávila Lopes, nº 152, Centro, São José da Vitória-BA,
CEP: 45.620-000
Telefone: (73) 3694-1117
Email: marigilli@hotmail.com
CIDADE – UF

São José da Vitória-BA
PERFIL DA ESCOLA

Atende o ensino Fundamental desde os anos Iniciais até os anos Finais, além da educação de Jovens e Adultos. Funciona nos três períodos (manhã, tarde e noite). Fica localizada no Bairro Nova Vitória, e conta com uma comunidade carente, de baixo poder aquisitivo.
NOME DO PROJETO

Situações Problemas Relacionadas ao Cotidiano
O PROJETO
Justificativa:
A disciplina de matemática sempre causa medo na maioria dos alunos, já que os mesmos não conseguem atingir a nota estabelecida pela escola. Dessa maneira, o ensino de matemática deve priorizar atividades relacionadas ao dia-a-dia dos alunos, fazendo com que seja percebida a utilidade da disciplina em ações corriqueiras. Assim sendo, fica claro que aprender matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de criar e resolver problemas, principalmente se esse se encontra associado à Sustentabilidade que é a nova ideologia para se ter um futuro digno e um planeta sem poluição. Pensando na importância da matemática e na forma como a mesma está inserido no cotidiano do ser humano, o presente trabalho teve como objetivos desenvolver situações notáveis nos produtos expostos nos estandes do mercado, resgatando a matemática correspondente. Em particular explorar as formas geométricas a partir dos conceitos neles contidos, fazendo relação com os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula e motivar os alunos no desenvolvimento de cálculos mentais antes de utilizar a tecnologia como calculadora.

Objetivos:
Fazer com que o aluno perceba a importância da matemática e a forma como a mesma está inserida no cotidiano, propondo assim, enunciados de acordo com o nível social e cultural do grupo, para que o mesmo por si só seja capaz de interpretar os dados e fazer reflexões críticas sobre o processo de resolução.

Conteúdos Curriculares:
·         Produção e interpretação textual, a resolução de situações-problema.
·         Quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
·         Formas geométricas.
·         Reciclagem: plástico, metal, vidro, papel.


COMO O PROJETO FOI IMPLEMENTADO? (relato da professora)

Primeiramente foi questionado na sala sobre as estratégias que os alunos solucionavam as situações problemas. Observou- se grande dificuldade ao interpretar e identificar a operação matemática adequada. A partir desse momento, inserimos o trabalho de campo: o Mercado, como lugar apropriado para elaborar situações corriqueiras do dia a dia, pois envolve o sistema monetário, as quatro  operações no ato da compra e venda do produto, além de aproveitar os materiais recicláveis para explorar os sólidos geométricos e como preservar o meio ambiente com os mesmos.
Na segunda etapa, os alunos fizeram uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos comerciais existente na cidade, ao retornar à sala de aula foi listada em cartaz toda a pesquisa de produtos e preços, na qual houve a comparação de preços, a escrita do número decimal e o símbolo do real. Logo em seguida, os alunos foram agrupados e de acordo com a pesquisa foram elaboradas situações problemas envolvendo as operações, observando as variadas formas de pagamento usando cartão de crédito, o cheque e as cédulas.
No dia seguinte, os alunos levaram para a sala as embalagens dos produtos, selecionaram e etiquetaram com preços os mesmos, além de serem identificadas todas as características do produto no rótulo.
Em outro momento houve a demonstração e comparação das embalagens com os poliedros e corpos redondos, ou seja, os sólidos geométricos. Estes foram nomeados, analisados e comparados entre si.
A última etapa foi organizado o espaço do mercado, onde separou- se as embalagens por seção ( alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza). Havia o caixa, com uma operadora de caixa que usava um instrumento tecnológico: a calculadora, e uma assistente que embalava o produto em uma cesta e compara os produtos comprados pelos clientes com os sólidos geométricos. Enquanto os outros alunos eram os clientes que compravam e pagavam usando cópias de cédulas, cheque e cartão de crédito, assim faziam o cálculo mental que era confirmado ou corrigido pela operadora de caixa e eram elaborados variados tipos de situações problemas que eles mesmos resolviam.
Portanto, foi um movimento simples que se destacou por está inserido no cotidiano de todos, de forma lúdica e criativa todos realizaram experiências mais simples como contar, comparar, medir, operar sobre quantidades, agilização dedutiva e produção e resolução do aluno.
PERÍODO
Meses de Julho a Agosto de 2012
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS (feitas pela professora)

Foram avaliados o desempenho e interesse dos alunos, além da criatividade ao elaborar as situações-problema. A mesma ocorreu durante e após a construção das situações-problema, cada aluno produziu a sua situação-problema e apresentou a respectiva resolução (ambas sendo coerentes e com ideias claras), os alunos desenvolveram o raciocínio lógico, a oralidade e o cálculo mental.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS (ESTATÍSTICA)


FOTOS DAS ATIVIDADES:
Comparando formas geométricas
Comparando os dados
Produzindo as etiquetas
Divisão das tarefas por equipe
Efetuando as compras
Fila do caixa
PARECER DA CONTEUDISTA PROFESSORA

O projeto “Situações Problemas Relacionadas ao Cotidiano” foi uma excelente situação de aprendizagem, por que permitiu o envolvimento da unidade escolar e de toda a comunidade. Possibilitou aos alunos à reflexão, a criatividade, a troca de conhecimento. O referido projeto participou da VII Feira Baiana de Matemática em Salvador, recebendo o prêmio de 1º lugar, na categoria Anos Iniciais, ficou-nos claro que os alunos que participaram do projeto melhoraram tanto na aprendizagem quanto na elevação da autoestima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário