quarta-feira, 31 de julho de 2013

ALUNOS DO CICR VISITAM O JORNAL AGORA!

Professoras Sayonara, Lidiane e a jornalista Fernanda Felix do jornal AGORA!
SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA, Aconteceu ontem a tarde uma visita dos alunos do CICR, (Centro Integrado Cristo Redentor) estes lotados no 5º ano, ao jornal de grande circulação o jornal AGORA de Itabuna, periódico multimídia que já conta com mais de trinta anos de serviços prestados a comunidade itabunense e regional sul da Bahia. O jornal AGORA é um jornal que em muito tem contribuído para o processo democrático da informação e prima por reportagens esclarecedoras sobre diversos assuntos. A visita teve como objetivo o processo criativo de uma edição de um jornal desde a sua formatação (boneca) edição de noticias e outros assuntos, classificados, fotolito e impressão, fomos bem recebidos pela jornalista Fernanda Felix, que de modo atencioso e bondoso explicou para os alunos do 5º esta etapas importante para que o jornal vire de fato um veiculo de noticias nas mão do seus leitores, ele e os Srs Raimundo Santos, (fotolito) e o editor gráfico Edvan Batista, colaboraram com as informações e demonstração pratica de como as informações saem da redação e vão para as mão do leitor, de maneira informativa para que o leito não fique sem a devida informação. A vista é resultado de um Projeto desenvolvido na sala de aula Pela Professora Lidiane Nascimento, onde tem trabalhado a escrita e a leitura dos alunos do 5º vespertino, para tal ela desenvolveu o referido projeto. Na nossa visita Fomos acompanhados, pela professora Sayonara Nascimento e mãe de aluno a Sra Maria Luíza Santos, fomos conduzido pelos ônibus do projeto ônibus nas escolas e conduzido pelo motorista da prefeitura o Sr Nezão.
Reportagem: Bernardo Silva
E-mail: sertao2009@bol.com.br
Vejam as fotos da visita dos alunos.



quinta-feira, 25 de julho de 2013

EDUCAÇÃO PRIORIDADE DE DILMA

"Precisamos assegurar mais e melhores creches para igualar as oportunidades no Brasil", disse. Segundo Dilma, o governo tem que garantir ainda que as crianças saibam ler, interpretar e calcular na idade certa
São Paulo - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, durante evento em Ponta Grossa (PR), que o Brasil ainda precisa fazer muito para ter saúde e educação de qualidade.
Segundo ela, mesmo com o aumento do PAB (Programa de Atenção Básica) para R$ 3 por pessoa, "ainda precisamos fazer muito mais", disse.
Na área da educação, a presidente afirmou que o governo já ampliou o número de universidades e escolas técnicas no Brasil, mas ponderou que ainda é preciso fazer mais para "esse país ser uma nação desenvolvida".
"Precisamos assegurar mais e melhores creches para igualar as oportunidades no Brasil", disse. Segundo Dilma, o governo tem que garantir ainda que as crianças saibam ler, interpretar e calcular na idade certa.
"Temos que assegurar que toda criança entre 6 e 8 anos saiba manejar a leitura, a interpretação e a operação aritmética simples", disse. "Isso é condição para formar no futuro bons técnicos e é a condição de futuro do Brasil."
De acordo com a presidente, em países desenvolvidos, para cada universitário existem dez técnicos bem remunerados. "No Brasil estamos muito aquém dessa relação", afirmou. "Esse país pode ser uma das grandes potências, mas precisa garantir melhor educação", reforçou.
Dilma lembrou ainda dos pactos que fez com governadores e prefeitos. "Fiz pactos pela ética na política, para que o dinheiro público não se desvie", disse.
A presidente participou da cerimônia de entrega de novas moradias do Programa Minha Casa Minha Vida no Estado do Paraná, em Ponta Grossa. Foram entregues 1.438 unidades habitacionais, além de 42 máquinas retroescavadeiras.
POR BERNARDO SILVA

sábado, 20 de julho de 2013

II JORNADA PEDAGÓGICA – PROJETO DE INTERCAMBIO DE EXPERIENCIAS PEDAGÓGICAS.



A secretaria de educação Geniria Almeida e os profissionais da educação de São José da Vitória.
SÃO JOSÉ DA VITÓRIA – BA, O Meio educacional de nossa cidade foi abrilhantada com a II Jornada PedagógicaProjeto de intercambio de Experiências Pedagógicas. Neste dia 19 de Julho tivemos um evento de peso para a classe de professores diretores coordenadores e profissionais da educação de nosso município. Durante todo o evento ficou claro a importância de se trabalha a promoção do educando na sala de aula, professores e equipes formadas de antemão foram designados pra apresentarem as suas experiências em sala de aula. Escola do Campo, Guilhermina Cabral, Cristo Redentor e o Educandário Menino Jesus, demonstraram cada um como identificar problemas na sala de aula e em contra partida buscar solução, para os mesmos. Os problemas de linguagens foram abordados amplamente, eventualmente esta exposição serviu para que os problemas sejam discutidos e analisados sob a ótica dos que buscam a qualidade na educação e posteriormente a promoção do educando nos saberes diversos da educação. Lidar com alunos que às vezes não tem autoestima, desprovidos de amor paterno, cheios medos e que ainda não conhecem o universo escolar, sem duvida é uma tarefa árdua para o professor e mestre. O que vimos foi às equipes mostrarem que estão antenados com as novas tecnologias educacionais e que está dando de si tempo, desprendimento, e, sobretudo cavando bem fundo para analisar o terreno de cada aluno em especial.
ABERTURA – O Mestre de Cerimonia Foi o Sr Erivelton que após as boas vindas procedeu ao chamamento para a composição da mesa, logo em seguida, ouvimos a fala da Secretaria de Educação do Município a Sra. Geníria Almeida, que deu boas vindas a todos e a todas, relembrou a profissional do CRAS Sra. Diana que faleceu nesta semana e foi pedido um minuto de silencio em favor da mesma, após o que se deu seguimento, com as falas de Lucivânia Diretora do Cristo Redentor, Sr Louro Diretor das escolas do Campo, Edileusa Diretora do Guilhermina, Viulmaria Coordenadora, Lidiane Coordenadora das escolas do Campo, o  Presidente da Câmera o Sr José Carlos. Seguindo o conograma a Sra. Lucineide apresentou para os presentes “O Hino Nacional” com as bailarinas mirins do Guilhermina as bandeiras do estado, do município e do Brasil. O Professor Ramalho apresentou os seus alunos do programa PETI com a flauta doce, Com o Clássico de Jonh Lennon “Imagine”. Os Professores destacaram a avaliação com o compromisso de elencar o aluno os problemas existem, porém não se devem cruzar os braços diante deles.
TARDE – Na parte da tarde fomos agraciados com uma palestra sobre ginastica laboral, com a Professora Isabela, ela apresentou a importância do profissional de educação está preparado para enfrentar os problemas da sala de aula e as tensões que os acompanham. Deu exemplos práticos de como o mestre pode aliviar as tensões de forma a vir ter maior tempo para si mesmo e sua família, destacou a necessidade dos exercícios contínuos sem a preocupação do fisiculturismo. Voltando para o âmbito educacional, a professora Eliete falou do eixos temáticos do EJA, Sayonara e Luciana e Aldinha, deram informação para os presentes que os professores devem se envolverem e se ajudarem mutuamente para promover a educação e os educandos, falou também sobre lidar com alunos violentos e arredios que buscam enfrentamento com o mestre, alunos estes que ainda fazem garatujas. Ao final outros professores (Sueli, Givaldo, Noelina, Daniele, Verbnia, Viulmaria) deram o recado de forma brilhante, todos apresentaram argumentos pra a busca de qualidade na educação e o compartilhamento pelos mestres os saberes e as experiências vividas em sala de aula. Ao final a Sra. Geníria Almeida finalizou agradecendo a todos os Professores e os presentes.
Reportagem Blog da Educação

Por Bernardo Silva.











segunda-feira, 15 de julho de 2013


SITUAÇÕES PROBLEMAS RELACIONADAS AO COTIDIANO


RELATÓRIO PARA APROVAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO – São José da Vitória
ESCOLA

 Centro Integrado Cristo Redentor
PROFESSORA/ RESPONSÁVEL
Raimunda Costa dos Santos
ANO
Matemática – 5º ano
ENDEREÇO

Rua Mª Ávila Lopes, nº 152, Centro, São José da Vitória-BA,
CEP: 45.620-000
Telefone: (73) 3694-1117
Email: marigilli@hotmail.com
CIDADE – UF

São José da Vitória-BA
PERFIL DA ESCOLA

Atende o ensino Fundamental desde os anos Iniciais até os anos Finais, além da educação de Jovens e Adultos. Funciona nos três períodos (manhã, tarde e noite). Fica localizada no Bairro Nova Vitória, e conta com uma comunidade carente, de baixo poder aquisitivo.
NOME DO PROJETO

Situações Problemas Relacionadas ao Cotidiano
O PROJETO
Justificativa:
A disciplina de matemática sempre causa medo na maioria dos alunos, já que os mesmos não conseguem atingir a nota estabelecida pela escola. Dessa maneira, o ensino de matemática deve priorizar atividades relacionadas ao dia-a-dia dos alunos, fazendo com que seja percebida a utilidade da disciplina em ações corriqueiras. Assim sendo, fica claro que aprender matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de criar e resolver problemas, principalmente se esse se encontra associado à Sustentabilidade que é a nova ideologia para se ter um futuro digno e um planeta sem poluição. Pensando na importância da matemática e na forma como a mesma está inserido no cotidiano do ser humano, o presente trabalho teve como objetivos desenvolver situações notáveis nos produtos expostos nos estandes do mercado, resgatando a matemática correspondente. Em particular explorar as formas geométricas a partir dos conceitos neles contidos, fazendo relação com os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula e motivar os alunos no desenvolvimento de cálculos mentais antes de utilizar a tecnologia como calculadora.

Objetivos:
Fazer com que o aluno perceba a importância da matemática e a forma como a mesma está inserida no cotidiano, propondo assim, enunciados de acordo com o nível social e cultural do grupo, para que o mesmo por si só seja capaz de interpretar os dados e fazer reflexões críticas sobre o processo de resolução.

Conteúdos Curriculares:
·         Produção e interpretação textual, a resolução de situações-problema.
·         Quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
·         Formas geométricas.
·         Reciclagem: plástico, metal, vidro, papel.


COMO O PROJETO FOI IMPLEMENTADO? (relato da professora)

Primeiramente foi questionado na sala sobre as estratégias que os alunos solucionavam as situações problemas. Observou- se grande dificuldade ao interpretar e identificar a operação matemática adequada. A partir desse momento, inserimos o trabalho de campo: o Mercado, como lugar apropriado para elaborar situações corriqueiras do dia a dia, pois envolve o sistema monetário, as quatro  operações no ato da compra e venda do produto, além de aproveitar os materiais recicláveis para explorar os sólidos geométricos e como preservar o meio ambiente com os mesmos.
Na segunda etapa, os alunos fizeram uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos comerciais existente na cidade, ao retornar à sala de aula foi listada em cartaz toda a pesquisa de produtos e preços, na qual houve a comparação de preços, a escrita do número decimal e o símbolo do real. Logo em seguida, os alunos foram agrupados e de acordo com a pesquisa foram elaboradas situações problemas envolvendo as operações, observando as variadas formas de pagamento usando cartão de crédito, o cheque e as cédulas.
No dia seguinte, os alunos levaram para a sala as embalagens dos produtos, selecionaram e etiquetaram com preços os mesmos, além de serem identificadas todas as características do produto no rótulo.
Em outro momento houve a demonstração e comparação das embalagens com os poliedros e corpos redondos, ou seja, os sólidos geométricos. Estes foram nomeados, analisados e comparados entre si.
A última etapa foi organizado o espaço do mercado, onde separou- se as embalagens por seção ( alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza). Havia o caixa, com uma operadora de caixa que usava um instrumento tecnológico: a calculadora, e uma assistente que embalava o produto em uma cesta e compara os produtos comprados pelos clientes com os sólidos geométricos. Enquanto os outros alunos eram os clientes que compravam e pagavam usando cópias de cédulas, cheque e cartão de crédito, assim faziam o cálculo mental que era confirmado ou corrigido pela operadora de caixa e eram elaborados variados tipos de situações problemas que eles mesmos resolviam.
Portanto, foi um movimento simples que se destacou por está inserido no cotidiano de todos, de forma lúdica e criativa todos realizaram experiências mais simples como contar, comparar, medir, operar sobre quantidades, agilização dedutiva e produção e resolução do aluno.
PERÍODO
Meses de Julho a Agosto de 2012
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS (feitas pela professora)

Foram avaliados o desempenho e interesse dos alunos, além da criatividade ao elaborar as situações-problema. A mesma ocorreu durante e após a construção das situações-problema, cada aluno produziu a sua situação-problema e apresentou a respectiva resolução (ambas sendo coerentes e com ideias claras), os alunos desenvolveram o raciocínio lógico, a oralidade e o cálculo mental.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS (ESTATÍSTICA)


FOTOS DAS ATIVIDADES:
Comparando formas geométricas
Comparando os dados
Produzindo as etiquetas
Divisão das tarefas por equipe
Efetuando as compras
Fila do caixa
PARECER DA CONTEUDISTA PROFESSORA

O projeto “Situações Problemas Relacionadas ao Cotidiano” foi uma excelente situação de aprendizagem, por que permitiu o envolvimento da unidade escolar e de toda a comunidade. Possibilitou aos alunos à reflexão, a criatividade, a troca de conhecimento. O referido projeto participou da VII Feira Baiana de Matemática em Salvador, recebendo o prêmio de 1º lugar, na categoria Anos Iniciais, ficou-nos claro que os alunos que participaram do projeto melhoraram tanto na aprendizagem quanto na elevação da autoestima.






SITUAÇÕES PROBLEMAS RELACIONADAS AO COTIDIANO


RELATÓRIO PARA APROVAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO – São José da Vitória
ESCOLA

 Centro Integrado Cristo Redentor
PROFESSORA/ RESPONSÁVEL
Raimunda Costa dos Santos
ANO
Matemática – 5º ano
ENDEREÇO

Rua Mª Ávila Lopes, nº 152, Centro, São José da Vitória-BA,
CEP: 45.620-000
Telefone: (73) 3694-1117
Email: marigilli@hotmail.com
CIDADE – UF

São José da Vitória-BA
PERFIL DA ESCOLA

Atende o ensino Fundamental desde os anos Iniciais até os anos Finais, além da educação de Jovens e Adultos. Funciona nos três períodos (manhã, tarde e noite). Fica localizada no Bairro Nova Vitória, e conta com uma comunidade carente, de baixo poder aquisitivo.
NOME DO PROJETO

Situações Problemas Relacionadas ao Cotidiano
O PROJETO
Justificativa:
A disciplina de matemática sempre causa medo na maioria dos alunos, já que os mesmos não conseguem atingir a nota estabelecida pela escola. Dessa maneira, o ensino de matemática deve priorizar atividades relacionadas ao dia-a-dia dos alunos, fazendo com que seja percebida a utilidade da disciplina em ações corriqueiras. Assim sendo, fica claro que aprender matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de criar e resolver problemas, principalmente se esse se encontra associado à Sustentabilidade que é a nova ideologia para se ter um futuro digno e um planeta sem poluição. Pensando na importância da matemática e na forma como a mesma está inserido no cotidiano do ser humano, o presente trabalho teve como objetivos desenvolver situações notáveis nos produtos expostos nos estandes do mercado, resgatando a matemática correspondente. Em particular explorar as formas geométricas a partir dos conceitos neles contidos, fazendo relação com os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula e motivar os alunos no desenvolvimento de cálculos mentais antes de utilizar a tecnologia como calculadora.

Objetivos:
Fazer com que o aluno perceba a importância da matemática e a forma como a mesma está inserida no cotidiano, propondo assim, enunciados de acordo com o nível social e cultural do grupo, para que o mesmo por si só seja capaz de interpretar os dados e fazer reflexões críticas sobre o processo de resolução.

Conteúdos Curriculares:
·         Produção e interpretação textual, a resolução de situações-problema.
·         Quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
·         Formas geométricas.
·         Reciclagem: plástico, metal, vidro, papel.


COMO O PROJETO FOI IMPLEMENTADO? (relato da professora)

Primeiramente foi questionado na sala sobre as estratégias que os alunos solucionavam as situações problemas. Observou- se grande dificuldade ao interpretar e identificar a operação matemática adequada. A partir desse momento, inserimos o trabalho de campo: o Mercado, como lugar apropriado para elaborar situações corriqueiras do dia a dia, pois envolve o sistema monetário, as quatro  operações no ato da compra e venda do produto, além de aproveitar os materiais recicláveis para explorar os sólidos geométricos e como preservar o meio ambiente com os mesmos.
Na segunda etapa, os alunos fizeram uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos comerciais existente na cidade, ao retornar à sala de aula foi listada em cartaz toda a pesquisa de produtos e preços, na qual houve a comparação de preços, a escrita do número decimal e o símbolo do real. Logo em seguida, os alunos foram agrupados e de acordo com a pesquisa foram elaboradas situações problemas envolvendo as operações, observando as variadas formas de pagamento usando cartão de crédito, o cheque e as cédulas.
No dia seguinte, os alunos levaram para a sala as embalagens dos produtos, selecionaram e etiquetaram com preços os mesmos, além de serem identificadas todas as características do produto no rótulo.
Em outro momento houve a demonstração e comparação das embalagens com os poliedros e corpos redondos, ou seja, os sólidos geométricos. Estes foram nomeados, analisados e comparados entre si.
A última etapa foi organizado o espaço do mercado, onde separou- se as embalagens por seção ( alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza). Havia o caixa, com uma operadora de caixa que usava um instrumento tecnológico: a calculadora, e uma assistente que embalava o produto em uma cesta e compara os produtos comprados pelos clientes com os sólidos geométricos. Enquanto os outros alunos eram os clientes que compravam e pagavam usando cópias de cédulas, cheque e cartão de crédito, assim faziam o cálculo mental que era confirmado ou corrigido pela operadora de caixa e eram elaborados variados tipos de situações problemas que eles mesmos resolviam.
Portanto, foi um movimento simples que se destacou por está inserido no cotidiano de todos, de forma lúdica e criativa todos realizaram experiências mais simples como contar, comparar, medir, operar sobre quantidades, agilização dedutiva e produção e resolução do aluno.
PERÍODO
Meses de Julho a Agosto de 2012
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS (feitas pela professora)

Foram avaliados o desempenho e interesse dos alunos, além da criatividade ao elaborar as situações-problema. A mesma ocorreu durante e após a construção das situações-problema, cada aluno produziu a sua situação-problema e apresentou a respectiva resolução (ambas sendo coerentes e com ideias claras), os alunos desenvolveram o raciocínio lógico, a oralidade e o cálculo mental.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS (ESTATÍSTICA)


FOTOS DAS ATIVIDADES:
Comparando formas geométricas
Comparando os dados
Produzindo as etiquetas
Divisão das tarefas por equipe
Efetuando as compras
Fila do caixa
PARECER DA CONTEUDISTA PROFESSORA

O projeto “Situações Problemas Relacionadas ao Cotidiano” foi uma excelente situação de aprendizagem, por que permitiu o envolvimento da unidade escolar e de toda a comunidade. Possibilitou aos alunos à reflexão, a criatividade, a troca de conhecimento. O referido projeto participou da VII Feira Baiana de Matemática em Salvador, recebendo o prêmio de 1º lugar, na categoria Anos Iniciais, ficou-nos claro que os alunos que participaram do projeto melhoraram tanto na aprendizagem quanto na elevação da autoestima.