terça-feira, 14 de maio de 2013

MANHÃ DE HOMENAGENS NO GUILHERMINA CABRAL

Padre Nicolau, secretaria de educação Sra Geniria Almeida, pastor Jorge da primeira igreja batista

SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA, Em clima de dia das mães aconteceu na Escola Municipal Guilhermina Cabral, homenagens as mães de alunos da unidade escolar.As mães foram convidadas a estar na escola nesta oportunidade para serem homenageadas e assistirem a um vídeo com apresentações de seus filhos. A partir de nove horas as mães foram recebidas no saguão da escola que foi preparado para que elas fossem acomodadas. Na oportunidade estiveram presente o corpo diretivo da Escola, Sra Edileusa Costa, a secretaria de educação Sra. Geniria Almeida, as professoras: Railda, Maria Giliard, Fabiana, Aniele, Doriana, Janete (Tia Nete),PatriciaRosanaMaria RoseaneMaria Benevides (Ninha), Silvane e o professor Adilson, todos reunidos com o mesmo objetivo atender as mães que se fizeram presentes e alguns pais que também compareceram como responsáveis pelos filhos e filhas. A diretora Edileusa Costa deu as boas vindas a todos e inclusive as autoridades eclesiásticas que estavam presente o pároco local o padre Nicolau, da paroquia de São José e o pastor Jorge da primeira igreja batista local, ambos deram a sua contribuição para que ainda mais se valorizasse as mães neste dia, na palestra feita por ele deu-se destaque ao valor que as mães representa para afamilia e para a sociedade., a secretaria de educação a Sra Geniria Almeida também ressaltou o seu papel de mãe preocupada com os filhos e disse que todas as mães deve sentir-se privilégiadas com o dom da fecundidade e procriação. Apos as apresentações foi servido um delicioso lanche para os presentes. Veja como foi nas fotos abaixo.

POR BERNARDO SILVA. 
Diretora da unidade escolar Guilhermina Cabral Sra Edileusa, falando as mães.








Um lanche altamente nutritivo foi servido para as mães.



Pastor Jorge e diretora Edileusa Costa.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

DIA DAS MÃES NO EDUCANDÁRIO: MÃES FAZEM OFICINA CO OS FILHOS

MÃES FELIZES PARTICIPANDO DA OFICINA NO EDUCANDÁRIO MENINO JESUS.
SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA, Em uma sexta-feira movimentada, aconteceu no Educandário Menino Jesus Oficina com as mães, esta tinha por objetivo interagir escola e família, buscando socialização de conhecimento e de interatividade, as mães compareceram ao Educandário Menino Jesus, elas deram um show! Segundo a diretora da unidade escolar Sra Genilza (Donga) as mães foram convidadas para juntos com os seus filhos comemorarem o seu dia de maneira antecipada. Na oportunidade estavam presentes a Sra Geniria Almeida e demais membros do corpo diretivo da escola, professores e coordenadores pedagógicos que de modo amável e sutil colaboraram para que as coisas saíssem de modo a agradar a todos. Durante boa parte da manhã e da tarde foram feito oficinas de modelagem, porta-retratos e crochê. Na parte de apresentações o Professor de Musica o Sr Ramalho, com a turma do PETI deu um show de apresentação com a flauta doce. A secretaria de educação do município a Sra Geniria Almeida aproveitar para desejar a todas as mãe de São José da Vitória um domingo de paz e felicidade junto aos seus filhos. Vejam fotos deste momento abaixo.

POR BERNARDO SILVA.


Mães participando das oficinas preparada para elas.



Alunos do PETI deram um show na flauta doce.
A secretaria de educação de São José da Vitória Sra Geniria Almeida interagiu com as figuras do mural da escola.

ESCOLA GUILHERMINA HOMENAGEIA AS MÃES

Professora Nete orientando os alunos para apresentarem as homenagens as mães.

São José da Vitória - BA Aconteceu na ultima sexta-feira na Escola Guilhermina Cabal, apresentações alusiva ao dia das mães. Os professores envolvidos na tarefa de apresentarem juntamente com os seus alunos peças e cantos para homenagearem as mães. Foram feitas diversas apresentações que contou no o desempenho e a criatividade as apresentações aconteceram pela manhã e pela tarde. Segundo a diretora Edileuza, as apresentações foram tiradas de cantos populares e de outros cantos, inclusive de historinhas infantis. Tivemos apresentações de peso e que abrilhantaram mais ainda as homenagens ao dia das mães. Toda escola participou em fazer funcionar desde o corpo diretivo, professores e demais funcionários. Vejam abaixo algumas  fotos das apresentações.

Por Bernardo Silva 



segunda-feira, 6 de maio de 2013

PROFESSORA VIRGÍNIA, POESIA A FLOR DA PELE

VIDA DE PROFESSOR

Professora Virgínia e a diretora Donga (Genilza) 
SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - BA, Todos nós temos sonhos diversos, e acreditamos em muitos deles, este é o caso da professora Virgínia de Fátima Cerqueira, que atualmente é zeladora no educandário menino Jesus e professora em Buerarema, atua pelo TOPA e a educação de jovens e adultos EJA, ela é educadora infantil e esta terminando o curso pós-graduação em pedagogia. A professora Virgínia  de Fátima Cerqueira, nos disse que quando criança gostava de ler livros e mais livros, embora ela tenha vivido em um lar marcado pelas dificuldades da vida, inclusive morava em um lugar que era desprovido de saneamento básico bebia água de cisternas e cozinhava em fogão de lenha, mais mesmo assim ela recebeu muito amor da família os seu pais eram muito cuidadosos com ela e os demais da família recebeu instrução baseada em valores culturais e éticos. Em um belo dia ela estava lendo um livro onde tinha um pequeno anuncio que se chamava a atenção para se escrever, um poema sobre a infância, então ela então não perdeu tempo começou a criar frases repetidamente ate um numero  de 64, dai então procurou alinhar em seu pensamento as ideias de se fazer um poema infantil.
Minha Infância: Doce Realidade 

Professora Virgínia e o seu poema ""Minha Infância: Doce Realidade" 

sábado, 4 de maio de 2013

MAIS UM SÁBADO LETIVO E PALESTRA NO CENTRO INTEGRADO CRISTO REDENTOR

Diretora Lucivânia Castro e a Palestrante Vileide Pacheco Lopes.
São José da Vitória - BA, Aconteceu em nossa cidade, mais um sábado letivo no Colegio Cristo Redentor. Desta vez a ação foi comandada pela professora e palestrante Vileide Pacheco Lopes, pedagoga e especialista em educação do EJA, ela apresentou propostas para se trabalhar, vários núcleos desta educação e contemporizou com os demais professores presentes a importância de se levar em consideração o estado do aluno para se fazer um aplicação detalhada dos pontos altos da palestra. Jeitosamente, ela ouviu os contra argumentos de alguns professores que se preocupam muito com a falta de respeito que alguns dos educandos demonstram em sala de aula. Foi ressaltado porém, que o tempo em que estamos vivendo, não se permite mais a rigidez do professor em sala de aula e sim! Autoridade. E esta será conseguida pelo professor que se impõe em sala de aula estabelecendo limites para se conseguir o devido respeito a sua pessoa. O mestre precisa prescindir a importância de se conviver com os alunos em tempos de novas pedagogias e realidades diferente com que muitos de nós foram educados. Para Vileide Pacheco Lopes, os nossos sonhos de educador, devem serem transferidos para os nossos alunos, que além de serem alfabetizado, eles precisam entender que a sua promoção como ente social educado e letrado irá acontecer por meio da educação. O evento conto com a participação de diversos professores que coletivamente participaram de varias dinâmicas de grupo para a descontração dos mesmos. Vejam as Fotos a baixo:
Por Bernardo Silva.


As dinâmicas serviram para dar descontração.
Vileide Pacheco Lopes, explicando aos professores com trabalhar com sentimento.
A presença de professores a este encontro serve para aminar ainda mais a vida deste batalhadores.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Professores terão de melhorar alunos para ganhar diploma

E Necessário melhorar a qualidade da educação do brasil

O Ministério da Educação lançará nas próximas semanas programa para tentar melhorar o desempenho de alunos e professores em matemática, física, química e biologia, tanto no ensino médio quanto no superior. 

As quatro matérias são as que mais possuem problemas de qualidade, de acordo com o próprio governo federal. Uma das ações será a oferta de pós-graduação em universidades federais e privadas a professores que lecionam as disciplinas nas escolas públicas de ensino médio. 

O certificado garantirá aumento salarial ao docente (progressão na carreira), mas só será concedido se houver a comprovação de que seus estudantes melhoraram –exigência inédita em programas federais de educação. A forma de avaliar a evolução dos estudantes não está definida. O docente reprovado poderá refazer o curso.
POR BERNARDO SILVA